Em clima de comemorações pela vitória na Copa de sei lá o que, resolvi perguntar ao professor Google sobre nossa posição em alguns outros rankings em que gostaríamos de ser tetra, penta ou hexacampeões…

Para educação achei um tal de Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, nome complicado para medir, com base em testes internacionais de educação, o aprendizado de matemática, leitura e ciências durante o ciclo fundamental (1º a 9º ano). Foram avaliados 39 países mais a região de Hong Kong e ocupamos a honrosa penúltima colocação…. Obviamente ficaram curiosos, e eu digo que fomos melhores que a Indonésia!

Em relação à saúde, a OMS divulga um ranking de gastos per capita e, apesar de termos 7° PIB ocupamos a 72° posição no ranking de gastos per capita em saúde.

Só a título de comparação, o Investimento público em saúde é de US$ 317 por brasileiro. Países como a Noruega gastam 20 vezes mais. Na época, o governo usou este ranking para justificar a criação de mais impostos para subsidiar a saúde (lembram da CPMF?!).

Somos um dos 20 países mais violentos do mundo e subimos uma posição no último ano. De acordo com os dados divulgados pela UNODC (Escritório para assuntos de Drogas e Crimes da ONU). Nossos concorrentes: Honduras, El Salvador, Costa do Marfim, Venezuela, Belize, Jamaica, Guatemala, São Cristóvão e Nevis, Zâmbia e Uganda, Malauí, Lesoto, Trinidad e Tobago, África do Sul, Colômbia, Congo, República Centro Africana, Brasil, Etiópia e Santa Lúcia. Somos o 18º neste ranking!

Não satisfeito, fui ao maior deles o IDH (tal do índice de desenvolvimento humano), que mede o desenvolvimento a partir de três variáveis: longevidade com qualidade, educação e padrão de vida. Ocupamos a nobre 85ª posição. Se quisermos trazer médicos cubanos, tudo bem, até porque eles ocupam a 59ª posição…

Agora se tem um ranking que lideramos, é o de prevalência da depressão! Segundo uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, somos os campeões do mundo!!! Será que é difícil saber a razão???

Bubsi

A maioria dos dados são do ano de 2012, mas como isto não é um artigo científico não fiz as citações… Mas se não acredita é só ir no mesmo professor que eu fui!!!

Um comentário sobre “CARTA ABERTA 011 – SOMOS CAMPEÕES DO MUNDO?!

  1. Karina disse:

    Excelente!!! Muito bem pensado, nosso país gastou 28 bilhões com a Copa, somos conhecidos como o país do futebol, infelizmente não é o primeiro nos índices que realmente importam, tipo qualidade na saúde, educação, moradia… Realmente primeiro lugar em depressão!!! Fala sério!!! Justifica pq com estes governos que passaram pelo nosso país…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: