Habilidade sem desafio gera tédio. Por outro lado, desafio sem habilidade gera ansiedade

Mihály Csikszentmihályi (espero ter escrito certo), que apesar do nome é americano e professor de psicologia da Claremount Graduate University, Califórnia. Conhecido pela Teoria do Fluxo. ​

  *   *   *

No livro Feitas para Durar, Collins e Porras (sim, esse é seu sobrenome), discorrem sobre vários mitos que foram desmistificados a partir da pesquisa feita por eles com as maiores empresas americanas da Fortune 500.

Dentre aprendizados fantásticos, um norteia o segundo aspecto da “Dor do Crescimento” que quero refletir hoje:  Quando eles falam sobre não ser possível ter tudo na vida, há uma discussão sobre a genialidade do “e” ao invés da tirania do “ou”.

Quando abrimos nossa mente a eliminar escolhas que não são excludentes nos limitamos ao roteiro que alguém escreveu. Quando testamos alternativas complementares sem tirarmos nada da mesa, o número e a qualidade das possibilidades que se abrem são inúmeras vezes maiores.

O problema é que gastarmos tempo discutindo com aqueles que pensam diferente da gente para criar uma solução mais completa e que atenda aos objetivos procurados, cansa, é desgastante e pode parecer improdutivo no caminho.

Mas quando acolhemos opções de observadores diferentes do que somos, crescemos e sofremos justamente por isso.

Garanto que após a dor vem a recompensa, mas que só será suficiente até o fim do próximo ciclo…

TO BE CONTINUED, AGAIN…​

Primeira dica: identifiquem a origem da ansiedade e resolvam, antes que sua bateria seja consumida… nós não temos tanta reserva assim, principalmente com o passar dos anos!

Segunda dica: larguemos a tirania do “ou” e busquemos observadores distintos com ideias que cansam, mas complementam e nos ajudam a alcançar a genialidade do “e”

*   *   *

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: