Segundo Zanini, Lusk e Wolff (2009), confiança é sinônimo de motivação e crescimento para a empresa.

Kuhn, em entrevista com Zanini,
http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_293841.shtml, informa que:

“Não há autonomia e motivação em uma empresa sem relações de confiança. (…) um estilo de gestão baseado na transparência é a base fundamental para o crescimento econômico de qualquer companhia. ”

Um estilo de gestão baseado na pressão individual por resultados no curto prazo busca retornos imediatos. E isto não é o ideal, pois não privilegia uma visão de sustentabilidade. “A idéia é apostar nos ganhos de interação da coletividade”. Ou seja, além de motivar os funcionários e oferecer a melhor remuneração do mercado, é preciso dar a ele a certeza que é confiável.

Lencioni (2002), apresenta ou modelo em que identifica cinco disfunções de um time que impactam a performance. Sendo que a base para todas as disfunções é a falta da confiança.

Falta de confiança leva ao medo do conflito que implica na falta de comprometimento e por aí vai.

Mandelli (2010) cita Lencioni (2002) em sua obra, e reforça que a confiança está na base da performance superior como líderes.

“Liderar equipes de qualquer nível representa sempre um desafio. Embora os conceitos envolvidos sejam razoavelmente simples, sua implementação prática mostra-se bastante complexa, pois passa por relacionamentos entre pessoas que sempre demonstram individualidades e contextos próprios.

Essa a armadilha está em primeiro lugar de forma absolutamente proposital, pois dela derivam as demais. É como se ela fosse a causa-raiz de um grande problema, e dela derivam diversos efeitos colaterais. Confiança é uma palavra básica em qualquer relacionamento humano. Seu uso indiscriminado tem deturpado seu significado.

Confiança é a crença de que as pessoas de quem dependemos irão cumprir com nossas expectativas. Confiar, portanto, é acreditar em primeiro lugar, é crer para ver, é uma atitude doadora e que significa vulnerabilidade. Sim, pois se dependemos de nossos chefes, de nossos pares ou de nossos subordinados para que uma série de coisas aconteçam, estaremos altamente vulneráveis ao que eles possam produzir. (…)

A confiança está amparada em três pilares básicos:

Resultados; Demonstração de Preocupação; e Integridade.

Não existe relação de confiança que resista a resultados insuficientes. Se você deixou clara a sua expectativa em uma relação e ela não se concretizou, pode ter certeza que a confiança foi abalada, exceto quando os motivos são totalmente alheios ao esforço dos envolvidos. Resultado é premissa para que a confiança se instale em qualquer nível.

O segundo pilar é a demonstração de preocupação com a relação. Quando dependo de alguém, preciso sentir que o risco que estou correndo está sendo tratado com atenção. (…)

Já integridade é uma palavra ampla que a decompomos em: Ética; Honestidade; Consistência; e Responsabilidade.

Ética e honestidade dispensam comentários… (…) Já consistência exige reflexão. As pessoas reagem fortemente à falta de consistência. Existem várias formas de demonstrar consistência. Uma delas é falar aquilo que pensamos. Outra é fazer aquilo que falamos. Outra é fazer o que falamos em diversas situações. Essa coerência atrai a confiança de quem nos cerca e dá credibilidade à relação. Já a falta de responsabilidade afeta diretamente a integridade e, conseqüentemente, a confiança. (…)A confiança não é adquirida da noite para o dia e requer que o grupo despenda tempo junto e que efetivamente abra suas vulnerabilidades. Ao fazer esse caminho, o líder poderá enfrentar grandes dificuldades, como a perda de pessoas importantes que não estarão dispostas ao processo, mas isso não deve ser um obstáculo para que ele atinja resultados superiores.”  (MANDELLI, 2010, p.p. 61-65)

Já Marras (2010) destaca que há uma necessidade de que os valores da organização sejam compartilhados para que resultados superiores sejam atingidos.

Percorrendo quem estuda e escreve sobre o assunto, tendo a afirmar que é quase unanimidade que a relação de confiança precede os resultados e é condição para o crescimento e desenvolvimento dos times.

*   *   *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: