A mais estimulante experiência profissional pode ser assumir um novo cargo ou desafio, mudar de empresa ou de ares, pode ser um reconhecimento ou promoção, pode ser uma oportunidade única ou ainda uma nova forma de fazer o mesmo.

“Para combater a tendência de ficar saltando de emprego em emprego, uma das melhores coisas a fazer é incentivar seu pessoal a trocar de emprego dentro de sua empresa, criando oportunidades para que alcancem novas experiências, conhecimentos ou aprimoramentos.” ROSENBLUTH, Hal F.; PETERS, Diane McFerrin – O cliente em segundo lugar

Seja qual for a experiência acredito que sempre teremos ao menos um ponto em comum: necessidade de lidar com pessoas. Isso já é mais do que batido e entendido por todos, e um dos fatores determinantes para que os resultados obtidos sejam superiores.

As relações e as interações com as equipes são o princípio desse primeiro pilar. O ponto de partida de qualquer empreitada com pessoas é a construção da confiança. Talvez a mais longa etapa das três que pretendo descrever.

Considerando que a transformação para obtenção de resultados superiores normalmente é acompanhada de expectativas de não mais do que curto prazo, pra não dizer curtíssimo. Tal qual uma carreira de técnico de futebol, as mudanças tem que trazer vitórias no curto prazo e tendência de melhora ou disputa por títulos no médio prazo.

Sem resultados não há capacidade de obtermos fôlego para completarmos o processo. Pra mim esse desafio é que torna muito difícil que os executivos gastem mais tempo na construção da confiança. E é aí justamente que os maiores problemas são derivados.

Concordo com a corrente de pensadores que afirmam que a motivação é um fator interno e como qualquer característica individual, só pode ter seu status quo alterado se houver a predisposição para a mudança.

Porém acredito firmemente que há formas de se estimular o indivíduo visando com que haja uma sensibilização e um entendimento comum para que a motivação apareça.

Confiança é algo que se conquista, que se trabalha, é o resultado de várias experiências positivas. É, em última instância, uma coisa muito difícil de se obter, nos tempos do ceticismo e dos individualismos. Confiança surge com respeito, com cumprimento das promessas, com altruísmo profissional. Confiança se conquista! E se o caminho é longo para a obtenção, a perda segue um movimento muito intenso e íngreme…

*   *   *

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: