A infelicidade vem à superfície antes da insatisfação do cliente. ROSENBLUTH, Hal F.; PETERS, Diane McFerrin – O cliente em segundo lugar.

O correto entendimento do negócio aumenta a perenidade das empresas. Existem diversas histórias de empresas que sucumbiram à concorrência em função da velocidade das modificações tecnológicas, ou dos hábitos de consumo, ou do surgimento de produtos novos que vieram a sucatear seus antecessores.

Quanto mais abrangente e orientado para o cliente for o negócio, mais propensa a empresa está de antecipar as movimentações dos consumidores e tentar atendê-los, muitas vezes mudando a linha principal de produtos que eram comercializados.

Existem também histórias de empresas que, em função do entendimento adequado do negócio, revolucionaram o mercado e continuamente vem trazendo inovações em produtos e, principalmente, na forma de atender ao consumidor.

Por outro lado, se o negócio principal fosse muito associado a um produto ou serviço, a miopia empresarial poderia trazer consequências na longevidade ou rentabilidade da empresa.

É claro que aprendemos com o passado e entendemos perfeitamente que o mundo muda mais rapidamente a cada dia e numa velocidade impressionante. A obsolescência e o sucateamento dos negócios são tão intensos que somos muitas vezes pegos de surpresa com as inovações.

Entretanto, o futuro é absolutamente imprevisível. Negócios inteiros deixam de existir com as constantes revoluções que passamos no dia-a-dia.

Resta-nos, hoje, olharmos para o negócio da empresa em que atuamos e tentar absorver um conceito que mantenha o foco estratégico no cliente e nas movimentações do mercado.

Caso contrário, estaremos apenas contanto com a sorte numa floresta que não tem chapeuzinho vermelho, só lobos-maus!

*   *   *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: