Sem dúvida o entendimento do momento em que está o liderado ajuda muito na forma como devemos liderá-los.

E o entendimento do momento de transição é uma quebra de paradigma forte e o explica porque perdemos muitos funcionários extremamente competentes ao invés de conduzi-los a outras funções e desafios.

Quando um funcionário de cargo técnico assume uma posição gerencial, devemos tratá-lo no início de um novo ciclo e isso pode ser difícil para ambos. Mas sem esse comportamento estaremos limitando o crescimento e desenvolvimento do novo gerente.

“Se você pensa seriamente em satisfazer sua necessidade de pessoas especiais, precisa olhar além da simples contagem de empregados. Precisa criar um quadro claro das combinações específicas de conhecimento, habilidades e atitudes agora disponíveis em seu atual suprimento de talentos e torná-los compatíveis com as combinações específicas de que necessita no presente e no futuro, para executar a estratégia escolhida.” (p.93) a empresa movida pelo talento: uma visão estratégica e holística da gestão de equipes de alta performance na era da globalização ; CHEESE P.; THOMAS Robert Jr.; CRAIG E;

“O trabalho de alinhamento não termina nunca. Exige esforço e ajustamento constantes porque lida com muitas realidades mutáveis. Os sistemas, as estruturas e os processos precisam se manter flexíveis para acompanhar essas mudanças. Contudo, eles devem estar alicerçados em princípios imutáveis. Com essa combinação de imutabilidade flexível, criamos uma organização que é simultaneamente estável e ágil.” COVEY, Stephan R.

Acredito que a profundidade no entendimento do problema para enfrentar as soluções com perseverança e o conhecimento da causa raiz das questões só são tratados com a maturidade necessária se tivermos passado pelos dois pilares anteriores. Quem chegou aqui e não leu os posts anteriores, vai ter que dar uma olhadinha atrás pra não se perder, mas não precisa ir muito longe, ou então espera que no próximo eu faço um apanhado geral.

Os compromissos futuros que levam a resultados superiores só se efetivam na prática se houver confiança e relacionamento estabelecido.

*    *   *

 

Um comentário sobre “031 – Liderando a transição

  1. Felipe disse:

    Maus complicado ainda é quando essa transição é de uma empresa para outra! Obrigado pela reflexão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: