072 – Enfrentando o Feedback
E chega a hora de dar um feedback, mas nem você, nem o outro estão preparados pra isso. Calma, isso é bem mais comum do que você pode imaginar, não importa em qual dos lados da cadeira você está. Até porque acredito que pro feedback fazer sentido, a via é de mão-dupla.
Uma das mais frequentes perguntas que recebi em toda a minha carreira como gestor é como dar um feedback adequado. Então vamos do início, onde já falei aqui bastante sobre confiança e da construção dos relacionamentos.
É exatamente neste momento, onde a confiança existe e existe espaço aberto para as conversas, que estão estabelecidas as condições mínimas para abrir uma conversa de feedback.
Considere, também, que existe outro pré-requisito fundamental: o estado emocional. Para haver coerência nas conversas que serão abertas, ambos precisam necessariamente estarem dispostos e equilibrados.
Por um tempo, gostava de comprar um livro para cada gestor da minha equipe, onde o tema fosse exatamente o que gostaria de tratar como pano de fundo.
Não acho que tenha fórmula secreta, a não ser, respeito, amor, interesse mútuo no desenvolvimento, firmeza e tudo isto com a maior quantidade de exemplos reais possíveis, para que fique o menor espaço possível para subjetividades.
Fora isto, são só reclamações e brigas tão comuns entre gestores e suas equipes.
* * *