081 – Andando em círculos
Com certeza já tivemos, na busca pela solução de um problema, a nítida sensação de estarmos andando em círculos. Então quais saídas temos para arranjar um retorno que nos coloque de volta ao rumo desejado?
O fato é que quando andamos em círculos, apesar do entendimento comum de que não saímos do lugar, eu discordo, porque nem nós, nem o mundo, nem o tempo serão os mesmos após a segunda volta. E não estou só filosofando à toa.
Há espaço para aprendizado enquanto não há uma saída clara e, acredito, justamente neste espaço existe uma grande possibilidade de enxergarmos o melhor caminho. Não há só atalhos no aprendizado de cada um.
Há também desvios, rotas fechadas, ingovernabilidades, falta tempo, recurso, disposição, há o acaso a favor e contra, mas tem que sobrar iniciativa e “acabativa”!
Os meus cabelos brancos, que vão se tornando maioria a cada dia, sugerem que o foco no objetivo, estarmos atentos para antecipar as mudanças no cenário e a busca pelas competências complementares nos times farão com que a estrada seja aberta na direção certa, apesar dos pesares…
Não fique lamentando uma volta a mais na estrada, curta o caminho, aprenda e aproveite para enxergar oportunidades perdidas na primeira volta…
* * *
3 Comments »