jogo de xadrez, coroa no peão

093 – Não há nada de novo, lamento

No mundo corporativo, muitas vezes buscamos as inovações, tentando transformar e criar coisas novas, quase como um mantra para a sobrevivência. E por vezes esquecemos de coisas simples, óbvias e que deveriam ser ditas, apesar disso. #blogdobubsi #empreendedorismo #projeto365

Anúncios
Nenhum comentário

No mundo corporativo, muitas vezes buscamos as inovações, tentando transformar e criar coisas novas, quase como um mantra para a sobrevivência. E por vezes esquecemos de coisas simples, óbvias e que deveriam ser ditas, apesar disso. 

“O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.” Ecl. 1:9. Há muito ensinamento registrado por aquele que foi considerado o Rei mais sábio que houve, Salomão.

Lógico que existem inovações, evoluções, melhorias… o mundo gira mais rápido por causa delas. Mas o que me refiro é o comportamento humano. Os desejos, motivações, inclinações, objetivos e ambições é que estão por trás da engrenagem que gira tudo isso.

E Salomão já sabia que não há nada novo debaixo do sol, o homem é o que é, e sua natureza se revela na melhor e na pior das características.

Já a natureza, que nada tem de humana, também tem seus ciclos, seu ritmo, suas manifestações… 

Considerando que nada há de novo na natureza e na natureza humana, o ciclo das inovações passa pela transformação. 

Mas acredito muito em uma saída. E discuti isto bastante no livro Inconformidade Praticada, justamente porque o motor de transformação passa pelo entendimento e mudança de atitude.

E as empresas devem buscar as inovações e transformações, mas devem primeiro e mais importante de tudo tratar das pessoas que a compõem. Deixar claro as motivações e encorajar os times a refletirem o que há de melhor em cada um.

Tudo isso em prol de fazermos um mundo melhor e empresas melhores, porque entregamos o que há de melhor em cada um. Este é o ciclo.

Assim, vamos simplificando o nosso mundo à medida em que as coisas ficam complicadas demais para quem não tem idade de menos…

*   *   *

Para ler mais:

028 – Sobre a perenidade das empresas

071 – Tudo novo de novo

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">