105 – A arte de apresentar um projeto
Quando chega a hora de apresentar o seu tão sonhado projeto para seu chefe, alguns cuidados e uma certeza. A certeza é que haverá ansiedade antes, durante e depois!
Então entre os cuidados, um deles vai ser para administrá-la.
Mas vamos pela ordem dos fatos. Quando você recebe ou provoca a oportunidade de preparar, e depois apresentar, um projeto, é uma sensação única, que mistura responsabilidade, expectativas, desafio, dedicação… a lista é longa, mas resumindo: é a motivação correndo nas veias!
Partindo do princípio que temos as competências adequadas à tarefa, o que se segue quase sempre será o mesmo roteiro.
Só um detalhe, quando falei que temos as competências necessárias, uma delas é reunir informações com qualquer pessoa ou fonte confiável para completar o trabalho. Não quis dizer que temos em nós todas as respostas, longe disso.
Mãos à obra
Primeiro existe um planejamento adequado do que precisa ser feito, o pedido na maioria das vezes é incompleto e vago, justamente para você preencher estas lacunas. O planejamento também existirá se você for o autor da ideia.
A forma de apresentar depende do tempo, do interlocutor, do conteúdo. Fundamental entendermos qual o perfil dos aprovadores. Conhecendo fica mais fácil, mas mesmo se conhecer, dependendo do dia, a receptividade será diferente, então leve sempre o plano B.
Você poderá ir ter que direto ao assunto, ou detalhar mais, construir uma narrativa ou contar a solução proposta. Esteja pronto pra mais de um cenário.
Aprofunde o conteúdo a ponto de haver entendimento claro do que você propõe e deixe sempre alternativas para serem decididas. Lembre-se você não é o único interessado em trazer boas soluções pro negócio e, existe mais de um caminho possível.
Respire fundo, concentre-se e dê o seu melhor. (já falei sobre isto antes)
No fim, enquanto a resposta não vem, há o intervalo de tempo infinito entre o sair da apresentação e o receber o telefonema, o e-mail, ou qualquer outro meio de resposta. Sensação compatível com a da espera do resultado última prova da faculdade antes de nos formarmos.
Após a alegria ou aprendizado, ou ambos, teremos que estar prontos para o próximo projeto que virá.
E por fim, segue um ensinamento de um grande chefe que tive: se não aprovarem o projeto, a culpa é sua e não de quem aprova. Você que não conseguiu convencê-lo da sua importância e necessidade. Então não resta saída a não ser voltar para a página 1 e tentar de novo. Desistir nunca será uma opção!
* * *
Para ler mais:
Sei bem o que é isso … rs