Photo by Tim Gouw from Pexels

115 – Explicações e justificativas

Não há espaço para justificativas quando as explicações não são suficientes. Aprendi que algumas ações podem até ser facilmente explicadas (como foram feitas) mas seriam dificilmente justificadas (por que foram feitas?). A diferença é enorme. #blogdobubsi

Anúncios
um comentário

Não há espaço para justificativas quando as explicações não são suficientes. Aprendi que algumas ações podem até ser facilmente explicadas (como foram feitas) mas seriam dificilmente justificadas (por que foram feitas?). A diferença é enorme.

Explicações servem para apresentar razões e argumentos que mostram o caminho percorrido, mas justificativas mexem com a origem, com as motivações, com as escolhas que foram feitas antes de começar a caminhada.

É disto que trato hoje. Temos sempre que ter muitos argumentos para indicar as razões, mas precisamos de bons princípios e fundamentos para orientar as escolhas.

Pode parecer um jogo de palavras, mas eu resumiria com a seguinte expressão: Se precisar de ajuda: GRITE!

Não siga em frente se houver dúvidas de princípios, siga sua intuição, pare e arranje um outro caminho baseado em coisas que você acredita. Não vá além desta fronteira.

É comum estarmos sendo pressionados para seguir um caminho, por algum gestor, também pelo tempo ou pelos recursos que temos, ou por tudo isto junto. O compromisso com as entregas e responsabilidades que temos nunca deve atropelar o porquê das coisas.

Seja sensato, entregue sempre seu melhor e tenha em mente que você deve explicações e justificativas coerentes com seus atos.

Para ler mais:

081 – Andando em círculos

091 – Os jovens e algumas frustrações corporativas

Anúncios

1 comentário em “115 – Explicações e justificativas”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">