atlas-continent-country-269850

116 – Diplomacia e as suas consequências aparentes e reais

Uma das metas curtas que me coloquei foi ler um livro por semana. Talvez minha primeira escolha devesse ter sido menor ou com letras maiores, porque a idade e a visão já embolam o conteúdo. #blogdobubsi

Anúncios
Nenhum comentário

Uma das metas curtas que me coloquei foi ler um livro por semana. Talvez minha primeira escolha devesse ter sido menor ou com letras maiores, porque a idade e a visão já embolam o conteúdo.

Diplomacia, de Henry Kissinger, foi meu escolhido para esta semana.

Uma visão histórica detalhada do papel de cada grande potência desde as guerras Napoleônicas, passando pelos embates entre os Impérios Europeus nos séculos XVIII e XIX e as Guerras Mundiais e suas consequências.

Sempre apresentando os interesses, os personagens e as abordagens de cada um, contemplando seus aspectos e pontos de vista, os tênues equilíbrios de poder e as manobras, ora para preservar a paz, ora para serem argumentos de guerra.

O papel icônico de cada líder e seus ministros do exterior, num mundo menos conectado, mas tão complexo quanto o atual. O Europa como centro e a chegada do modelo norte-americano para desequilibrar ou re-equilibrar as partes.

Os sucessos e fracassos dos acordos, pactos e ententes que foram firmados nestes séculos e as manobras para preservar interesses muitas vezes conflitantes. Os períodos de paz construídos através do equilíbrio das forças e as guerras ocasionadas muitas vezes por interesses não claros ou com um errado senso de resultados esperados.

Por assim foram as gerações de países e atores fundamentais para a construção do mundo que conhecemos. E fundamentalmente o papel da diplomacia nas relações de poder.

Desvenda os pensamentos reais por trás das abundantes correspondências e analisa cada movimento dos grandes países de cada época. O que moviam e o que causavam de temor ou preocupação recíproca.

E por aí vai. Uma aula de História com um dos brilhantes personagens e um tratado necessário para entender como buscar a paz em tempos difíceis.

Tenso, pesado e imperdível. Valeu a leitura da semana.

Espero que tenham curtido a sua escolha! Pra próxima vou de uma biografia – A vida de Senna, de Tom Rubython. Letra maior e só umas 600 páginas… tudo bem que escolhia a versão em inglês, só pra manter o cérebro ativo. Vamos em frente!

Para ler mais:

014 – Alinhando objetivos

061 – A Justiça e as leis e o quarto e o quinto poderes

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">