123 – Verdade seja dita e transparente

Nunca consegui me adaptar à falta de transparência na relação com as equipes. Existe um trabalho antes, para deixar todos na mesma página, mas depois disto há virtude no caminho com a comunicação adequada. #blogdobubsi

Anúncios
um comentário

Nunca consegui me adaptar à falta de transparência na relação com as equipes. Existe um trabalho para deixar todos na mesma página, mas depois disto há virtude no caminho com a comunicação adequada.

Às vezes pode ser difícil de engolir, e talvez um ajuste na matéria faria a reportagem ficar mais palatável. Mas aí seria o lixo que consumimos normalmente na mídia em geral.

Claro que tem exceções, boas e maravilhosas exceções. Mas estou falando aqui da regra, então a exceção fica pra outro dia.

Desde as pequenas mentiras sobre deixar sair de férias em um período ou avaliar se caberia a indicação de promoção. Até as grandes mentiras, que antecipam uma demissão, uma censura na informação ou um pedido de ajuste no discurso da história, para ter mais lados bons do que ruins….

Tirando, obviamente questões estratégicas ou de foro íntimo, não há espaço para deixar os times fora da visão adequada. Mesmo nas questões ditas estratégicas, se de fato as forem, teriam que prever como ajustar o time sem que toda a informação fosse divulgada. E oportunamente seriam bem justificadas aos envolvidos.

Filosofias à parte, o que quero dizer é que sem o entendimento adequado, e as discussões derivadas, não existe como ter um comprometimento completo às entregas. Já falei muito disto por aqui. Acredito firmemente que a transparência é fundamental para que os resultados apareçam.

Para ler mais:

095 – A lei da atração e os fora-da-lei

113 – Sobre as melhores e piores escolhas e a intuição

Anúncios

1 comentário em “123 – Verdade seja dita e transparente”

  1. Concordo. Já vivi uma situação em uma avaliação de desempenho, quando fui avaliada como “transparente demais” com a equipe. Apesar de entender o recado, não me contive: apontei o quadro na parede da sala de reuniões e retruquei “pensei que transparência fosse um dos valores da empresa…”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">