144 – Quatro passos à frente
No mundo competitivo que vivemos, não basta antecipar cenários favoráveis ou não. É preciso estar quatro passos à frente.
O primeiro é enxergar os participantes do projeto, quem está contigo e com as suas ideias e, principalmente, quem vai fazer força para o caos.
Não só os que aplaudem ou os que fazem cara feia. Foque naqueles que vão ajudar e arranje uma maneira de bloquear os que vão fazer força contra.
O segundo é entender o que o mercado está pensando e como estão flutuando os serviços e produtos. Como estão sendo impactados por novas tecnologias e novas start-ups.
Quais variáveis realmente são importantes, quais cenários são possíveis, quais riscos e contingências precisam ser entendidos.
O terceiro é a consciência do novo. É a inovação e o desbravamento de novas fronteiras. É necessariamente estar disposto ao risco e às novidades que chegam. É superar o conflito geracional e montar o time com as múltiplas competências possíveis.
Trazer quem importa pra bordo do barco, vencer as resistências e angariar os parceiros adequados.
E o quarto é o passo da fé. Siga fazendo o que é justo e correto, que não há mal que te derrube. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois eles serão saciados.
Grandes coisas acontecem quando seguimos todos estes quatro passos, e, neste caso, o último será sempre o primeiro!
Para ler mais: