145 – Caminhos alternativos

Cada opção escolhida implica em diversas opções não escolhidas. Pode parecer um tanto óbvio. Mas caminhos alternativos existem. #blogdobubsi

Anúncios
um comentário

Cada opção escolhida implica em diversas opções não escolhidas. Pode parecer um tanto óbvio. Mas caminhos alternativos existem.

Estão lá prontos para não serem escolhidos. Não que tragam finais felizes só por serem alternativos. O final depende de outras escolhas tomadas no percurso. Caminhos podem se conectar ou serem paralelos e só cruzarem no infinito.

Quando somos postos à prova e temos que tomar as grandes decisões, pessoais ou profissionais, temos na maioria das vezes a impressão que não há alternativas sem sacrifício de outras boas escolhas. Pura verdade.

Já falei aqui das pequenas escolhas que vão fazendo diferença em nossas vidas e que acontecem diariamente e vão nos levando ao encontro das próximas grandes escolhas. Aquelas que definitivamente levam a caminhos sem volta, ou que o retorno causaria bastante sacrifício.

Então, que as pequenas escolhas de cada dia nos ajudem e nos preparem o caminho para os dias em que temos muito a perder ou tudo a ganhar.

Os piores arrependimentos existentes são os das não-escolhas. E é fácil entender. Quando se escolhe um caminho, no mínimo ficam três outros não escolhidos (só considerando pra fins de exemplo os pontos cardeais). Então a matemática diria que tem três vezes mais chance de haver frustração por caminhos não escolhidos.

Mas a vida não é tão cartesiana e, graças a Deus, há espaço para arrependimentos, retornos, novas oportunidades e outros caminhos. O único caminho sem volta é a morte. Todos os outros ainda levam a novas possibilidades.

Para ler mais:

126 – O (provável) melhor caminho possível

129 – Bastidores da liderança

Anúncios

1 comentário em “145 – Caminhos alternativos”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">