164 – Com todos os recursos disponíveis
Às vezes temos a ilusão que nas grandes corporações existem todos os recursos disponíveis para atuar em diversas frentes ao mesmo tempo. Então vamos dividir esta afirmativa em dois aspectos.
Primeiro, é claro que as grandes organizações têm muito mais recursos e conseguem, eventualmente, focar em alguns grandes projetos ao mesmo tempo. Até aí estamos juntos.
O que muda é que sempre, em quaisquer projetos, teremos limitações de recursos. E o maior deles, pode ter certeza, são pessoas preparadas com as competências adequadas. E que consigam manter o ritmo e produtividade no máximo.
Por isso acredito que este país só entrará definitivamente nas fronteiras do protagonismo econômico mundial quando resolver parar com o modelo paternalista e permissivo de educação e passar a entregar responsabilidade e conhecimento.
Sem isso não há produtividade, sem produtividade não há crescimento nem investimentos e vamos vivendo na mediocridade. De lampejos de eficiência em alguns dos magníficos grupos empresariais que temos.
Vivemos num mundo de escassez de recursos. A fartura só existe quando renovamos os recursos naturais, transformamos com eficiência e produtividade.
Quando temos investimentos, pessoas, tecnologia disponível e interesse da alta administração, aí pode ter certeza que o recurso limitado será o tempo.
E quando o problema não tiver solução? Neste caso vale a máxima do meu pai: “Se um problema não tiver solução, solucionado está!”.
E eu aqui pensando quem vai topar ler isto sábado à noite!
Durmam com um barulho desses…
Para ler mais: