mundo real

171 – O mundo real e o mundo que as escolas preparam

O conjunto dos cursos universitários faz tempo que não prepara o aluno pro mercado de trabalho. Aliás o aluno do ensino médio não é preparado para o curso universitário. #blogdobubsi

Anúncios
Nenhum comentário

O conjunto dos cursos universitários faz tempo que não prepara o aluno pro mercado de trabalho. Aliás o aluno do ensino médio não é preparado para o curso universitário. Nem pro mundo real.

Esta reforma feita na educação, que cria caminhos para o aluno no ensino médio, é um avanço. Mas pouco, se pensarmos no déficit de aprendizado desde o fundamental e se considerarmos ainda, que a grande maioria das faculdades não trazem conexão com o mundo real.

Salvo para quem quer trabalhar no meio acadêmico e dos cursos da área médica e afins, que corrigem qualquer disconexão com residências.

Pelo menos nas áreas mais próximas do meio empresarial, cito administração, contabilidade, economia, os cursos são tão inexpressivos, quanto a vontade de aprender dos alunos. Modelos vencidos, obsoletos, metodologias sem criatividade e paixão. E a busca por um conhecimento raso.

As origens do problema

Se voltarmos antes, percebemos que se gasta um tempo enorme no ensino fundamental tentando ensinar biologia, ao invés de falar de empreendedorismo. Ou tentam explorar o máximo da física ou química para alguém que quer fazer Direito.

Cansam de querer botar o Romário pra ser goleiro. Isso é uma das coisas que mais me irrita. São horas e mais horas tentando fazer aquilo que as pessoas não são boas e nem pretendem usar na vida. E o esforço é para torná-las medíocres naquilo (não na média e sim no sentido que é usado).

Ao invés de pegaram as boas e fortes características e levá-las ao máximo… Já falei sobre isto, mas sempre que o assunto passa por aqui, não consigo resistir em ser repetitivo.

Num país onde o empresário é considerado vilão, o maior vilão é o modelo de ensino. Corrijam em casa seus filhos e os preparem para as exigências modernas, antes de deixá-los simplesmente ir pro gol.

Para ler mais:

120 – Pequenas grandes decisões

008 – Entre manchetes e debates

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">