173 – Quando o como e o porquê se encontram
As razões que nos fazem tomar algumas atitudes são mesmo influenciadas por nosso modelo mental. Isso é claro. O que nem sempre é claro é como nosso modelo mental funciona.
Sem entrar em psicologia ou comportamento humano, quero apenas gerar provocações sobre a nossa natureza. Com isso, podemos influenciar a nossa melhor resposta a cada situação.
A explicação e a justificativa têm que ser coerentes e corretas. Quando os motivos por fazer e a forma de fazer se encontram, é só seguir o ritmo e esperar o resultado. Estou olhando pelo lado bom da coisa.
O desequilíbrio está nas razões erradas ou na maneira errada. O caos está quando ambas caminham pela fronteira inadequada.
Minha consciência manda nos “porquês” e nos “comos” e, se eles estão desalinhados, o problema sou eu. Menos mal se eu me percebo e consigo me tornar coerente.
O “como” sempre é possível se aprimorar, com aprendizado, estudo, experiência. O “porquê” vem da nossa formação, vem junto com nosso caráter e tem a ver com nossa personalidade, ética e valores. Só se aprende com educação e respeito, mas muito difícil de se transformar depois de enraizado.
Cuide das gerações que chegam, porque este é o melhor investimento pro futuro.
Para ler mais: