173 – Quando o como e o porquê se encontram

As razões que nos fazem tomar algumas atitudes são mesmo influenciadas por nosso modelo mental. Isso é claro. O que nem sempre é claro é como nosso modelo mental funciona. #blogdobubsi

Anúncios
Nenhum comentário

As razões que nos fazem tomar algumas atitudes são mesmo influenciadas por nosso modelo mental. Isso é claro. O que nem sempre é claro é como nosso modelo mental funciona.

Sem entrar em psicologia ou comportamento humano, quero apenas gerar provocações sobre a nossa natureza. Com isso, podemos influenciar a nossa melhor resposta a cada situação.

A explicação e a justificativa têm que ser coerentes e corretas. Quando os motivos por fazer e a forma de fazer se encontram, é só seguir o ritmo e esperar o resultado. Estou olhando pelo lado bom da coisa.

O desequilíbrio está nas razões erradas ou na maneira errada. O caos está quando ambas caminham pela fronteira inadequada.

Minha consciência manda nos “porquês” e nos “comos” e, se eles estão desalinhados, o problema sou eu. Menos mal se eu me percebo e consigo me tornar coerente.

O “como” sempre é possível se aprimorar, com aprendizado, estudo, experiência. O “porquê” vem da nossa formação, vem junto com nosso caráter e tem a ver com nossa personalidade, ética e valores. Só se aprende com educação e respeito, mas muito difícil de se transformar depois de enraizado.

Cuide das gerações que chegam, porque este é o melhor investimento pro futuro.

Para ler mais:

115 – Explicações e justificativas

122 – A melhor das partes

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">